Pages

Ads 468x60px

25 de ago. de 2011

Escolha Profissional - Duvidas e Questionamentos

A escolha profissional, apesar de ser um assunto bastante discutido atualmente, estará permanentemente em pauta, pois os jovens, por mais que estejam preparados, sempre terão dúvidas a cerca de um ou outro curso, de uma ou outra maneira de se escolher o melhor curso para seguir. Um ponto de discussão sempre será “devo, ou não devo optar pelo curso que me garantirá uma melhor remuneração ou uma vaga no mercado de trabalho?”
Segundo a designer Simone Beltrão, o mercado de trabalho atual e a remuneração não podem ser os principais fatores determinantes na hora da escolha: “O mercado de trabalho, assim como os valores atribuídos a cada tipo de atividade, é muito imprevisível.”, ela afirmou, “Quando tive que fazer faculdade, em 1992, quase optei por economia por conta da remuneração. Felizmente acabei optando por design gráfico, por que hoje estou realizada e tive a sorte de escolher uma profissão que começou a ser extremamente valorizada, apesar de que, se tivesse escolhido qualquer outra profissão de que gostasse – como, no caso, de arquitetura – aposto que teria sido igualmente bem sucedida, pois sempre fui muito dedicada as minhas atividades. O bom profissional, seja de qualquer área, sempre tem boas ofertas de trabalho, e se não tem, cria as boas oportunidades para desenvolver o seu potencial.”
A família também não deve interferir, tudo o que lhes é cabível fazer é apoiar qualquer decisão que o jovem venha a tomar, a final de contas, todas as profissões são dignas de reconhecimento, e nenhuma deve ficar de fora por fatores tais quais os já citados, mesmo por que, a pressão da família pode levar o jovem a fazer uma escolha profissional eu não combine com seu perfil, e isso, no mercado de trabalho, pode ser fatal: “Se a pessoa não tiver o perfil, a personalidade... a escolha pode ser errada e, consequentemente, o exercício da função fica comprometido em termos de desempenho e resultado”, afirma Simone.
Além de tudo isso, ainda há o fator “desconhecimento” (ou seja, o fato de muitos alunos em fase pré-vestibular não conhecerem bem todos os cursos existentes no mercado de trabalho), que pode ser, também, determinante na hora da escolha, pois muitos jovens acabam se sentindo presos aos cursos mais antigos como os de direito, economia e medicina, sem saber que existem milhares de outras opções. Por esse motivo também os cursos mais novos tem a tendência de serem os menos procurados.
A escolha profissional é, por tanto, um assunto que sempre vai atrair muitas dúvidas e interesses, já que novos cursos estarão sempre sendo criados e o mercado de trabalho sempre se modificando. Devemos todos, por tanto, mantermo-nos sempre muito bem informados, já que a escolha profissional não perdura apenas durante o período pré-vestibular, e sim pelo resto de nossas vidas – não é por que já nos formamos, ou já temos uma opção definida que devemos nos prender nas nossas escolhas como se fossem únicas e imutáveis. Nunca é tarde para recomeçar, nem para se alterar nossos destinos.